2019 - Atual

Uso e Conservação de Água em Edificações Comerciais

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os usos-finais do consumo de água em edificações comerciais para avaliar e identificar tecnologias conservadoras de água viáveis em termos de sua adaptabilidade, economia de água, custos e benefícios gerados para as diferentes tipologias comerciais.

Integrantes: Daniel Sant'Ana (Coordenador); Marcus André Siqueira Campos; Natália Totugui; Louise Boeger; Bruna Rodrigues Valverde de Morais; Roberta Borges dos Santos.


2018 - Atual

Soluções viáveis para Conservação de Água em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde do Distrito Federal

O objetivo deste projeto de pesquisa é de realizar um diagnóstico do uso de água em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) do Distrito Federal para identificar tecnologias conservadoras de água viáveis em termos de adaptação predial, custos, benefícios financeiros e ambientais para diferentes tipos de edificações de saúde (Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais).

Integrantes: Daniel Sant'Ana (Coordenador); Livia Ferreira Santana; Valmor Cerqueira Pazos; Roberta Borges dos Santos.

 


2016 - 2017

Elimin-Ar: Emprego de Equipamentos Eliminadores e Bloqueadores de Ar em Ramais Prediais de Sistemas Públicos de Abastecimento de Água

O objetivo geral da pesquisa foi de avaliar, em condições de funcionamento normal e de cessação do abastecimento de água, se o emprego de equipamentos bloqueadores e eliminadores de ar é eficiente, seguro, necessário e recomendável em ligações prediais.

Integrantes: Daniel Richard Sant'Ana (Coordenador); Chenia Rocha Figueiredo (Vice-Coordenadora); Marco Antonio Almeida de Souza; Sérgio Koide; Arthur Tavares Schleicher.

 


2014 - Atual

Avaliação de Desempenho e Modelagem Numérica de Sistemas de Infiltração de Água de Chuva Integrados aos Sistemas Prediais

O objetivo deste trabalho é de desenvolver um estudo de avaliação do desempenho operacional de sistemas prediais de drenagem no lote, com base no comportamento observado em sistemas construídos para avaliação experimental, de modo a desenvolver um modelo que sirva de ferramenta para a escolha mais adequada dentre as inúmeras técnicas de infiltração de água de chuva aplicadas a sistemas prediais.

Integrantes: Ricardo Prado Abreu Reis (Coordenador); Marina Sangoi de Oliveira Ilha Gilson de Farias Neves Gitirana Junior; Maurício Martines Sales.